Quais as funções de um assistente administrativo numa empresa de acordo com a Saber Transmitir

Os secretários e assistentes administrativos executam uma variedade de tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa privada ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.



EMPREGO COMO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO: FUNÇÕES, CARACTERÍSTICAS E FORMAÇÃO

Quais as funções de um assistente administrativo?

  • Receber e enviar correspondência e documentos;
  • Controlar contas a pagar e a receber;
  • Emitir faturas;
  • Elaborar e enviar documentos;
  • Tirar fotocópias;
  • Coordenar logística;
  • Informar os colaboradores acerca de procedimentos de segurança;
  • Atender telefonemas, receber mensagens e transferir chamadas;
  • Agendar compromissos e atualizar calendários de eventos;
  • Esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros;
  • Apresentar relatórios financeiros;
  • Preparar memorandos;
  • Operacionalizar reuniões;
  • Manter bases de dados e arquivos, eletrónicos ou em papel, atualizados e organizados.

Que caraterísticas deve ter?

  • Deve possuir conhecimentos informáticos, procurando manter-se sempre em constante atualização.
  • Deve ser responsável e de confiança, mantendo sigilo em relação à informação a que tem acesso;
  • Deve saber administrar o seu tempo e priorizar tarefas;
  • Deve ter competências de comunicação verbal e escrita;
  • Deve ser capaz de organizar o seu trabalho, usando as ferramentas do MS Office e o equipamento do escritório como, por exemplo, impressoras e scanners;
  • Deve ainda saber lidar com números;
  • Deve dominar o português e ter conhecimentos de, pelo menos, inglês;
  • Deve ter boa memória;
  • Deve ter bom humor e paciência.

Qual a formação necessária?

Para exercer esta profissão é necessário ter o Ensino Secundário completo, bem como um curso profissional na área para se destacar na procura de emprego como assistente administrativo. No entanto, em algumas áreas, já é pedido formação superior, havendo cursos superiores na área de secretariado.

Consulte os nossos:
CURSO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CURSO ASSISTENTE DE CONTABILIDADE 

CURSO ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

Pode ainda consultar o artigo completo aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Como determinar o ROI (retorno de investimento) do e-learning

A aposta no desenvolvimento de competências das pessoas é fundamental para a melhoria da competitividade de qualquer empresa no mercado onde atua. Cada vez mais as empresas estão cientes disto e estão a apostar mais na qualificação das suas pessoas.

LER MAIS

Qual o sentido da formação profissional no futuro do trabalho?

Excertos retirados da Revista Dirigir & Formar, nº 23, IEFP

LER MAIS

Qual a importância do estágio na formação profissional segundo a Saber Transmitir

Texto produzido pela formadora Ana Branquinho - Mestre em Empreendedorismo e inovação de Recursos humanos

LER MAIS

Conheça com a Saber Transmitir os motivos para investir em formação profissional.

Texto produzido pelo formador Nuno Moço - Especialista em Recursos Humanos e Marketing Digital

LER MAIS

A SABER TRANSMITIR apresenta os direitos dos trabalhadores - formação profissional

CÓDIGO DE TRABALHO - Lei n.º93/2019, no artigo 131.

LER MAIS

O PASSAPORTE QUALIFICA. O que é?

A formação do SABER TRANSMITIR - ESCOLA DE NEGÓCIOS E DAS PROFISSÕES GLOBAIS é registada no seu PASSAPORTE QUALIFICA.

LER MAIS

Mude de atitude, aprenda todos os dias com a Saber Transmitir !!

Aprender ao longo da vida é uma necessidade básica como alimentar-se.

LER MAIS

Estágio profissional em contexto de trabalho

Protocolo Saber Transmitir - Centro veterinário da Lourinhã

LER MAIS

Qual é a formação obrigatória para empresas em primeiros socorros?

Texto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho

LER MAIS

O que é a Certificação de Formadores?

Neste artigos pretendemos esclarecer quais as regas de acesso à profissão de formador(a).

LER MAIS

Protocolo estágio profissional

Protocolo Saber Transmitir - Farmácia Quintans

LER MAIS

Como fazer um plano de formação profissional na empresa?

Existem três passos que são considerados fundamentais para elaborar um plano de formação, no entanto, devemos realçar que as atividades e os objetivos da formação variam conforme a realidade e o propósito de cada organização.

LER MAIS

O que é a D.G.E.R.T.?

Entidade nacional responsável pela acreditação das empresas de formação.

LER MAIS

Qual a formação obrigatória para empresas em maquinas e equipamentos de trabalho? A Saber Transmitir explica

Texto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho

LER MAIS

TESTEMUNHOS

As opiniões de quem já realizou cursos na Saber Transmitir.

Terminei o Curso Assistente de Contabiliadade, em e-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada e dos desafios e trabalhos que me foram pedidos. Considero que aprendi muito mais do que em outras formações que realizei pessoalmente. A equipa de formadores e a coordenadora foram espetaculares, porque estiveram sempre disponíveis para me responder todas as questões. O facto de termos 2 aulas por semana em vídeo conferência, ajudaram a manter a minha motivação e aprendizagem, assim como me permitiu conhecer colegas que estavam em vários locais do país. Até fiz amigos. A plataforma da Saber Transmitir está muito bem organizada e pode ficar com todos os materiais de estudo. A utilização do Software TOConline foi fundamental para me adaptar ao mundo do trabalho em empresas. Este é um curso que eu conselho a todos.

Ana Catarina Costa, Aveiro

Terminei o Curso de Assistente de Administrativo, em e-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada e dos desafios e trabalhos que me foram pedidos. Considero que aprendi muito mais do que em outras formações que realizei pessoalmente. A equipa de formadores e a coordenadora forma espetaculares, porque estiveram sempre disponíveis para me responder todas as questões. O facto de termos 2 aulas por semana em vídeo conferência, ajudaram a manter a minha motivação e aprendizagem, assim como me permitiu conhecer colegas que estavam em vários locais do país. Até fiz amigos. A plataforma da Saber Transmitir está muito bem organizada e pode ficar com todos os materiais de estudo.

Sandra Fonseca, Felgueiras

Gostei imenso da consulta de gestão de carreira. Consegui validação de algumas noções que tinha sobre mim, dadas não por alguém que me quer agradar, mas sim por alguém que não me conhece. Senti, por outro lado, como que uma “lufada de ar fresco” com dados e noções novos. Recomendo esta consulta mesmo para quem não está “perdido”, mas também para quem procura validação para o caminho que está a tomar.

Cátia Carvalho, Encarnação - Mafra

Terminei o Curso de auxiliar de fisioterapia e reabilitação, em b-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada, desde as aulas em direto às aulas na plataforma. As aulas presenciais foram muito importantes para colocar na prática o que aprendi. Fiz estágio e fiquei a trabalhar na empresa que me foi aconselhada pela equipa da Saber transmitir. Obrigada a todos.

Cátia Borges, Torres Vedras

Em relação à consulta, fiquei sem dúvida com uma percepção mais efetiva sobre a minha pessoa. Confirmei algumas coisas das quais já tinha alguma noção e esclareci outras. É sempre positivo ter uma opinião sobre nós, vinda de quem não nos conhece porque à partida vai ser verdadeira e tiramos daí conclusões. Aconselho a quem tiver dúvidas, que não hesite e se teste.

António Henriques, Lourinhã