Engana-se quem pensa que frequentar um curso é o suficiente para se tornar um profissional completo. Os cursos, apesar de oferecerem um nível fundamental de conhecimento, pouco ensinam sobre os mínimos detalhes das práticas profissionais.
Independente da área, a vivência quotidiana da profissão é de extrema importância para a formação do formando e é aqui que entram os estágios, a forma mais eficiente de unir a prática e a teoria.
Preparei alguns tópicos que explicam as vantagens desse primeiro contato com o mercado ainda durante a formação.
O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho
É através do estágio que os formandos podem ter primeiro contato com o mercado de trabalho já dentro da área de atuação escolhida. Essa primeira experiência será marcante na conceção que ele terá da profissão e na carreira que optará por seguir, além de proporcionar a construção da experiência que o mercado exige.
O estágio possibilita a aprendizagem na prática
Na sala de formação, o formando aprende a teoria. Mesmo com trabalhos, seminários e atividades que simulam a prática profissional, o curso terminado não é o suficiente para que o formando conheça o dia a dia da profissão. Ao lidar com as situações adversas do quotidiano no ambiente de trabalho, o estagiário aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido, de forma colaborativa e interdisciplinar.
O Estágio traz benefícios para quem contrata e quem é contratado
O formando/estagiário não é o único beneficiado na história; quem contrata um estagiário encontra um profissional sem vícios de trabalho, muito disposto a aprender e cheio de ideias novas. Dependendo da função, saber ouvir e ter vontade de colaborar são características muito mais importantes do que a experiência adquirida previamente.
Muitos estagiários que se mostram proativos e eficientes podem vir a ser contratados pelas empresas que os receberam, o que significa mais um funcionário capacitado para preencher o quadro de colaboradores.
O profissional que está a entrar pela primeira vez no mercado e que viverá essa experiência em paralelo com o trajeto do curso, poderá fazer uma mediação constante entre o mercado e a escola/formação. Vai buscar soluções e transportar ideias de um meio para o outro, o estagiário ajuda a manter ambas as partes atualizadas.
A importância do estágio vai além da componente profissional
A primeira experiência de trabalho, ou uma nova experiência, carrega uma importância que vai além do aspeto profissional. O estagiário irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão de extrema importância não só na construção da carreira, mas também no desenvolvimento pessoal. Tão importante quanto reconhecer e valorizar os estagiários como profissionais qualificados, é lembrar que eles ainda são moldáveis, buscam inspiração e orientação e querem encontrar sucesso e crescimento.
Os profissionais que passam por experiências de estágio têm a oportunidade de construir uma carreira mais flexibilizada, adquirem conhecimento prático em setores e áreas diferentes e aprendem cedo a lidar com dificuldades que não podem ser previstas por nenhuma teoria.
Não restam dúvidas de que a importância do estágio na formação é grande e que essa experiência é um ponto-chave para o desenvolvimento de profissionais cada vez mais qualificados.
Consulte a nossa formação com estágio!
A formação do SABER TRANSMITIR - ESCOLA DE NEGÓCIOS E DAS PROFISSÕES GLOBAIS é registada no seu PASSAPORTE QUALIFICA.
LER MAISTexto produzido pelo formador Nuno Moço - Especialista em Recursos Humanos e Marketing Digital
LER MAISAprender ao longo da vida é uma necessidade básica como alimentar-se.
LER MAISCÓDIGO DE TRABALHO - Lei n.º93/2019, no artigo 131.
LER MAISEntidade nacional responsável pela acreditação das empresas de formação.
LER MAISOs secretários e assistentes administrativos executam uma variedade de tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa privada ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.
LER MAISProtocolo Saber Transmitir - Centro veterinário da Lourinhã
LER MAISA aposta no desenvolvimento de competências das pessoas é fundamental para a melhoria da competitividade de qualquer empresa no mercado onde atua. Cada vez mais as empresas estão cientes disto e estão a apostar mais na qualificação das suas pessoas.
LER MAISTexto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho
LER MAISNeste artigos pretendemos esclarecer quais as regas de acesso à profissão de formador(a).
LER MAISExistem três passos que são considerados fundamentais para elaborar um plano de formação, no entanto, devemos realçar que as atividades e os objetivos da formação variam conforme a realidade e o propósito de cada organização.
LER MAISExcertos retirados da Revista Dirigir & Formar, nº 23, IEFP
LER MAISTexto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho
LER MAISTESTEMUNHOS