Verificamos o contexto de incerteza atual, e esquecemo-nos de analisar, que com ou sem pandemia, à mais de 40 anos vimos em incerteza.
A vida, e as exigências dos tempos atuais, mostram que a luta pelo sucesso profissional e pela felicidade pessoal, segue hoje, outros contornos.
Na vida pessoal, buscamos experiências e relacionamentos positivos e que nos ajudem a descontrair.
Desde 2020 tivemos de ser criativos e reinventar as nossas formas de lazer.
As nossas sugestões, podem passar por descobrir o prazer de ler um livro, de melhorar a alimentação, feita em casa, ou dedicarmo-nos mais ao atividades físicas que melhoram a nossa saúde.
Na vida profissional, os tempos atuais, pode apresentar-se como uma oportunidade para analisar a progressão da nossa carreira.
As perguntas a fazer, para realizar um diagnóstico cuidado, devem passar por uma reflexão descansada, onde escrevo tudo numa folha de papel, do que quero e do que não quero, para o meu futuro.
Logo de seguida devo definir prazos alargados, 1 a 3 anos, para realizar o que defini, e que desejo fazer para a minha vida profissional.
A aprendizagem denota-se de imediato como uma estratégia, ou um meio, de atingir sucesso profissional, visto que se desejo mudar de emprego, posso não estar habilitado para novas funções.
Existe no entanto ainda outro tipo de aprendizagens que se evidenciam como de elevada importância, quando a nossa ambição nos faz pensar em desafios internacionais, sendo a aprendizagem ou aperfeiçoamento do conhecimento de uma língua estrangeira, é inevitável.
Sendo assim reinvente-se, aprenda coisas novas, aprenda novas profissões e treine novas competências, afinal está cheio de tempo para o fazer.
O desafio é sairmos da nossa zona de conforto, pois só assim vamos desenvolvermo-nos mais como pessoas e profissionais e encontrar a felicidade.
Será este o sentido da Vida? penso que sim ... todos procuramos a felicidade, mas temos que trabalhar para que ela aconteça.
Autora: Ana Branquinho Coordenadora pedagógica do SABER TRANSMITIR-ESCOLA DE NEGÓCIOS E DAS PROFISSÕES GLOBAIS
Texto produzido pelo formador Nuno Moço - Especialista em Recursos Humanos e Marketing Digital
LER MAISNeste artigos pretendemos esclarecer quais as regas de acesso à profissão de formador(a).
LER MAISTexto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho
LER MAISExcertos retirados da Revista Dirigir & Formar, nº 23, IEFP
LER MAISOs secretários e assistentes administrativos executam uma variedade de tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa privada ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.
LER MAISExistem três passos que são considerados fundamentais para elaborar um plano de formação, no entanto, devemos realçar que as atividades e os objetivos da formação variam conforme a realidade e o propósito de cada organização.
LER MAISProtocolo Saber Transmitir - Centro veterinário da Lourinhã
LER MAISA formação do SABER TRANSMITIR - ESCOLA DE NEGÓCIOS E DAS PROFISSÕES GLOBAIS é registada no seu PASSAPORTE QUALIFICA.
LER MAISEntidade nacional responsável pela acreditação das empresas de formação.
LER MAISTexto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho
LER MAISA aposta no desenvolvimento de competências das pessoas é fundamental para a melhoria da competitividade de qualquer empresa no mercado onde atua. Cada vez mais as empresas estão cientes disto e estão a apostar mais na qualificação das suas pessoas.
LER MAISTexto produzido pela formadora Ana Branquinho - Mestre em Empreendedorismo e inovação de Recursos humanos
LER MAISCÓDIGO DE TRABALHO - Lei n.º93/2019, no artigo 131.
LER MAISTESTEMUNHOS